PUBLICIDADE

Oceania

Bill Gates cobra aumento de ajuda internacional oferecida pela Austrália

28 mai 2013 - 04h37
(atualizado às 04h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a apresentação de uma campanha contra a malária, realizada nesta terça-feira, o pólio e a aids, o magnata e filantropo americano Bill Gates pediu à Austrália aumentar para 0,5% seu orçamento de ajuda internacional.

Bill Gates se reuniu com a premiê australiana, Julia Gillard
Bill Gates se reuniu com a premiê australiana, Julia Gillard
Foto: AFP

"A Autrália deve elevar o mais rápido possível sua ajuda a 0,5%, quantia que havia se comprometido, para salvarmos mais vidas de crianças e darmos mais estabilidade à região", afirmou Gates à emissora local ABC antes de se reunir com a primeira-ministra do país, Julia Gillard.

O co-fundador da Microsoft conversou com Julia sobre o compromisso australiano de aumentar sua ajuda internacional a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que atualmente ela beira 0,35%.

Neste mês, alegando problemas no orçamento e uma multimilionária queda em suas receitas tributárias, o governo australiano anunciou que adiava, pelo segundo ano consecutivo, seu compromisso internacional de aumentar para o ano fiscal 2015-16 sua ajuda internacional a 0,5% de seu PIB.

Na reunião em Canberra, a primeira-ministra australiana e Gates também abordaram a luta contra doenças como a malária, o pólio e a aids, assim como os esforços da Aliança Mundial para as Vacinas e Imunização, entre outros assuntos.

Após a reunião, a primeira-ministra australiana e o chefe da diplomacia australiana, Bob Carr, anunciaram que o Executivo de Canberra destinará outros US$ 77 milhões adicionais até 2018 para erradicar o pólio no mundo, informou a agência local AAP.

No último ano, Julia doou uns US$ 48 milhões para a luta contra o pólio, uma doença que a Fundação Bill e Melinda Gates espera erradicar em cinco anos com a ajuda internacional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade