PUBLICIDADE

Oceania

Austrália: premiê reclama de cobertura impatriota de emissora

29 jan 2014 - 04h06
(atualizado às 04h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, atacou nesta quarta-feira a emissora Australian Broadcasting Corporation (ABC), ao afirmar que a TV está tomando “todos os lados, menos da Austrália”, na cobertura dos imigrantes que procuram asilo no país ou nos vazamentos do ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, de acordo com a agência AFP.

Seu comentário segue a crítica do governo feita no final do ano passado sobre o caso de espionagem do país sobre a Indonésia, revelado pela ABC e que causou uma grave crise diplomática entre as nações. Depois disso, o líder conservador não gostou dos relatos de tortura de imigrantes por membros da Marinha denunciados pela emissora.

“Desanima os australianos quando a emissora nacional parece tomar o lado de todos, menos da Austrália, e eu penso que isso é um problema”, disse o premiê à rádio 2GB. “Você gostaria ue a emissora tivesse um rigoroso comprometimento com a verdade e pelo menos alguma afeição básica pelo time da casa”, completou.

Em conjunto com o Guardian Australia, a ABC publicou no ano passado alguns dos documentos vazados por Snowden, mostrando que a Austrália espionou o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, e sua mulher em 2009.

“A ABC parecia se deliciar em televisionar alegações de um traidor, esse cavalheiro Snowden. A ABC não apenas reportou o que ele disse, eles tomaram a iniciativa em propagandear o que ele disse. Isso foi uma preocupação profunda”, comentou.

O chefe da emissora, Mark Scott, defendeu no ano passado a decisão de revelar a espionagem sobre o presidente da Indonésia, alegando se tratar de interesse público. Sobre a crítica desta quarta-feira, a ABC ainda não se pronunciou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade