PUBLICIDADE

Oceania

Austrália oferece recompensa de US$ 180 mil por traficantes de imigrantes

21 jul 2013 - 00h57
(atualizado às 01h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Austrália afirmou neste domingo que vai oferecer recompensas de até US$ 180 mil por informações que levem à captura e desarticulação de traficantes de imigrantes, que tentam entrar de forma ilegal no país. Na última sexta, o primeiro-ministro Kevin Rudd anunciou que fechará as fronteiras aos imigrantes clandestinos, que serão expulsos para Papua Nova Guiné caso consigam entrar no país, de acordo com informações da agência AFP.

O ministro do Interior, Jason Clare, disse que a polícia federal pagaria também pela captura dos responsáveis pelos barcos que trazem os imigrantes até o país. Segundo Clare, "essa gente trafica com miséria e morte. É preciso fechar esse mercado. Por isso que estamos oferecendo a recompensa”.

Mais de 15,6 mil pessoas procurando asilo chegaram por botes ao país em 2013, apesar dos inúmeros casos de naufrágio durante o trajeto nos anos recentes. A ilha australiana de Christmas, por sua proximidade à Indonésia, é um dos pontos mais usados por estes grupos de traficantes de imigrantes. O tema deve se tornar decisivo nas próximas eleições.

O ministro das Relações Exteriores, Bob Carr, afirmou que o número de pessoas chegando dessa forma na Austrália pode chegar a 50 mil neste ano, e por isso defendeu a medida de fechar as fronteiras e enviar os imigrantes ilegais para Papua Nova Guiné. Segundo Carr, pessoas que entrarem de forma ilegal no país não conseguirão receber vistos para permanecer.

Rudd acabou de fazer um acordo com seu colega papuano, Peter O'Neill, para que os imigrantes imigrantes ilegais interceptados no mar fossem enviados a centros de detenção em Papua Nova Guiné, onde se avaliaria seu pedido de asilo. Em caso de se aceitar a solicitação de asilo, os novos refugiados serão realocados em território papuano, o resto será repatriado.

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade