PUBLICIDADE

Oceania

Após ficar 1 ano perdida no Afeganistão, cadela recebe medalha

5 abr 2011 - 09h31
(atualizado às 12h52)
Compartilhar

Uma cadela labrador foi condecorada nesta terça-feira, na Austrália, por seus serviços como farejadora de bombas no Afeganistão. Sarbi, 9 anos, recebeu a Cruz Roxa da RSPCA ("Sociedade Real para Prevenção da Crueldade contra Animais", em inglês) no Memorial de Guerra Australiano, em Canberra.

O cabo Adam Exelby acompanhou a cadela Serbi na cerimônia, em Canberra, na Austrália
O cabo Adam Exelby acompanhou a cadela Serbi na cerimônia, em Canberra, na Austrália
Foto: AFP

Enquanto estava no Afeganistão, Serbi desapareceu, em setembro de 2008, após uma batalha entre as forças de coalizão e o Talibã, segundo o jornal The Daily Telegraph. No combate, nove soldados australianos ficaram feridos, inclusive seu adestrador, identificado apenas como sargento D. Serbi foi encontrada 13 meses depois, e se reuniu novamente com seu dono.

O chefe do exército, tenente-general Ken Gillespie, disse que estava muito orgulhoso do "profissional e dedicado trabalho de nossos engenheiros de combate e adestradores de cães, e o papel vital que eles desempenham ao manter nossos soldados vivos". "Estou encantado que a RSPCA tenha escolhido Serbi, e, por extensão, todos os cães que trabalham para o exército e seus adestradores", afirmou.

"Não há dúvida de que Serbi mostrou uma incrível resistência e força que deve ser reconhecida", afirmou a presidente nacional da RSPCA, Lynne Bradshaw. Como o sargento D. não pôde se identificar, Serbi foi acompanhada na cerimônia pelo cabo Adam Exelby, instrutor na Escola de Engenharia Militar em Sydney.

Sarbi foi o nono cão a receber o reconhecimento da instituição. Antes, ela já havia sido reconhecida por seus esforços com uma medalha. A cerimônia foi assistida por alguns dos mais altos militares da cidade, além de 100 crianças de escolas primárias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade