PUBLICIDADE

Oceania

Australiano salva cachorro com respiração boca-a-boca e vira herói

Salty, um cachorro de 5 anos, está vivo graças à atitude inusitada do australiano forte, barbudo e careca, amante da Harley Davidson

17 jul 2013 - 08h43
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Salty sobreviveu graças a Steve Hunter, que parou para fazer respiração boca-a-boca
Salty sobreviveu graças a Steve Hunter, que parou para fazer respiração boca-a-boca
Foto: Channel Ten / Reprodução

Steve Hunter se tornou herói na cidade onde mora e uma celebridade em toda Austrália. O homem de 54 anos estava dirigindo um caminhão de entrega de materiais de construção quando viu um cachorro ser atropelado na estrada. O motorista do carro seguiu viagem, mas Steve parou o veículo, desceu, tirou o cãozinho da rodovia e fez respiração boca-a-boca no animal, que reagiu.

Salty, um cachorro de 5 anos, mistura das raças Fox Terrier e Jack Russell, está vivo graças à atitude inusitada do australiano forte, barbudo e careca, amante da Harley Davidson, que não pensou duas vezes antes de se abaixar na beira da estrada para ressuscitar o animal. “Foi automático. Vi que ele parecia morto, mas achei que podia salvá-lo. Então, abri os maxilares dele, aproximei minha boca o máximo e comecei a soprar ar para dentro enquanto fazia massagem no seu tórax”, disse o australiano, que já fez curso de primeiros socorros.

Assim que Steve sentiu a volta dos fracos batimentos cardíacos, pegou o cachorro nos braços, levou para o caminhão e seguiu para a clínica veterinária. “Eu vi que os donos tinham crianças, em função dos brinquedos espalhados no pátio da casa. Então, pensei que devia pelo menos tentar, dar uma chance de vida para o bichinho, porque a gente nunca sabe”, contou.

Steve cresceu com os cachorros. Desde criança, convive com amigos de quatro patas. Hoje, o australiano da cidade de Ballarat tem dois cães em casa, ambos com cerca de 14 anos. Casado, pai de dois filhos adultos e também avô, ele conta que sempre respeitou os animais. “Se é uma pessoa ou um cachorro, não importa. Você tem que fazer a coisa certa”, enfatizou. 

Cãozinho teve ainda ferimentos na cabeça e fratura na pélvis
Cãozinho teve ainda ferimentos na cabeça e fratura na pélvis
Foto: Channel Ten / Reprodução

Salty sobreviveu, apesar dos ferimentos na cabeça e da fratura na pélvis. “Esses cães são resistentes. Ele teve sorte”, avaliou Steve. A maior sorte do cachorro, porém, foi ter cruzado com ele. Quando chegou à clínica, o cão estava em choque,  sem movimentos, com a língua azulada. “Colocamos oxigênio, controlamos a pressão e fizemos raios-x. Ele está se recuperando muito bem, mas a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) salvou a vida dele”, disse o médico veterinário responsável pelo atendimento, Albert Lim.

Dono do cão, Jock Maule ficou impressionado com o fato de um estranho salvar a vida de Salty. “Quando vi nosso cachorro deitado lá, pensei que estava morto. Ele (Steve) é um herói”, afirmou Maule. O fato ganhou ainda mais repercussão por causa do visual do motociclista. “As aparências não dizem nada sobre quem realmente somos”, disse. Alvo de algumas brincadeiras por causa do hálito do cachorro, Steve ri: “não era dos melhores”.

A família de Salty inclui ainda Archie, 8anos, e Jamie, 5 anos, que esperam ansiosamente a recuperação completa de seu bichinho de estimação. No encontro com as crianças, Steve se emocionou. “Vou lembrar para o resto da minha vida o comentário do menino menor, que perguntou inocente: 'pai, esse homem de barba é um mágico? Foi por isso que ele salvou a vida do nosso cachorro?'”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade