PUBLICIDADE

Mundo

Obama nomeia Liliana Ayalde como nova embaixadora dos EUA no Brasil

14 jun 2013 - 19h58
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Liliana Ayalde, diplomata com uma longa trajetória na agência de cooperação do país, nova embaixadora para o Brasil, anunciou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Assim que for confirmada pelo Senado americano, Ayalde substituirá Thomas A. Shannon, que ocupa o posto desde o final de 2009. A Casa Branca anunciou em comunicado a nomeação de Ayalde junto com a de outros cinco embaixadores (Espanha, Alemanha, Dinamarca, Etiópia e a Santa Sé).

Ayalde tem extensa experiência dentro da agência de cooperação USAID, na qual trabalhou durante 24 anos e pela qual foi diretora de missão em Nicarágua (1997-1999), Bolívia (1999-2005) e Colômbia (2005-2008).

Ela exerce atualmente o cargo de secretária assistente adjunta no Departamento para a América Latina do Departamento de Estado, chefiado por Roberta Jacobson.

Nascida em Baltimore em 1956, com raízes latinas e domínio do idioma português, ela trabalhou como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai de 2008 a 2011.

Ayalde assumirá o posto em um momento de aproximação entre os dois países após a visita feita ao Brasil há duas semanas pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e antes da visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará em outubro a Washington.

Após o sinal verde de Brasília à indicação de Ayalde por parte dos EUA, agora é o Senado americano que terá que aprovar a nomeação para que ela seja efetivada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade