PUBLICIDADE

Mundo

Obama analisará segurança nuclear durante visita ao Brasil

A viagem do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil, Chile e El Salvador a partir de sexta-feira será uma oportunidade para analisar a questão da segurança nuclear após o grave incidente no Japão, informou a Casa Branca.

15 mar 2011 - 13h44
Compartilhar

WASHINGTON, 15 Mar 2011 (AFP) -A viagem do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil, Chile e El Salvador a partir de sexta-feira será uma oportunidade para analisar a questão da segurança nuclear após o grave incidente no Japão, informou a Casa Branca.

"No contexto do que está acontecendo no Japão existirão oportunidades para o presidente Obama discutir com os líderes da região sobre a segurança nuclear", explicou o vice-conselheiro nacional para assuntos econômicos internacionais, Mike Froman.

Obama chegará ao Brasil na sexta-feira em uma viagem que também o levará para o Chile e El Salvador.

O Japão vive uma grave crise nuclear em consequência do terremoto de 9 graus e do posterior tsunami que afetou a central de Fukushima 1, onde foram registradas sucessivas explosões que eleveram perigosamente o nível de radioatividade no arquipélago.

O temor pelo acidente provocou a retirada de 185.000 pessoas até o momento.

Um dos objetivos da viagem de Obama ao Brasil é reforçar os vínculos econômicos.

"Acredito que a mensagem principal é que vemos nossa relação com a América Latina como crítica para nosso bem-estar, para a criação de postos de trabalho aqui (nos Estados Unidos)", disse Froman.

Froman afirmou, no entanto, que nenhum acordo concreto será assinado por Obama durante a viagem.

jz/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade