PUBLICIDADE

Mundo

O que se sabe até agora sobre os atentados em Paris

14 nov 2015 - 06h51
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Uma série de ataques coordenados em diversos pontos em Paris deixou pelo menos 128 mortos e pelo menos 200 feridos na noite desta sexta-feira (13).

Ainda há muitos detalhes não esclarecidos sobre os ataques. Confira o que se sabe – e o que ainda não se sabe - até o momento:

O QUE SE SABE

Qual o número de vítimas?

Dentre os diversos pontos atacados nesta sexta-feira, o atentado mais letal ocorreu na casa de show Bataclan, localizada no 11º distrito, na região central de Paris.

Atiradores tomaram o local e abriram fogo contra o público, matando pelo menos 80 pessoas.

Outras pessoas foram mortas em um suposto ataque suicida no Stade de France e em ataques em bares e restaurantes no centro da capital francesa.

Autoridades francesas informaram que oito dos atiradores morreram. Sete deles seriam homens-bomba.

Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas - 99 em estado grave, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Onde aconteceram os ataques?

Ao menos seis locais foram alvo de ataques em Paris.

  1. Casa de show Bataclan, na boulevard Voltaire, no 11º distrito: atiradores fizeram reféns e abriram fogo contra o público que assistia ao show da banda Eagles of Death Metal. Ao menos 80 pessoas foram mortas.
  • Bar Le Carillon e restaurant Le Petit Cambodge, na rua Alibert, no 10º distrito: frequentadores foram mortos por disparos. Segundo informações não encontradas, há 14 mortos.
  • Bar La Belle Equipe, na rua Charonne, também no 11º distrito: atiradores abriram fogo contra os clientes. Dezenove pessoas foram mortas e há outras 13 feridas em estado crítico.
  • Proximidades do Stade de France, bairro de Saint Dennis, no norte de Paris: um ataque supostamente lançado por um suicida ocorreu próximo ao estádio, onde França e Alemanha disputavam uma partida de futebol. Autoridades confirmaram quatro mortos e mais de 50 feridos.
  • Localidade na rua Beaumarchais: 7 feridos, sendo 3 em estado grave.
  • Terraço da pizzaria La Casa Nostra, na rue de la Fontaine-au-Roi: cinco mortos.
  • Foto: Getty Images

    Quais as medidas emergenciais tomadas após os atentados?

    Na principal medida, o governo francês declarou estado nacional de emergência e fechou suas fronteiras.

    O controle das fronteiras na zona Schengen – acordo que prevê livre circulação entre os países signatários – pode, em teoria, ser alterado em situações emergenciais.

    Moradores e turistas foram orientados a não sair às ruas e mais de 1.500 militares estão sendo espalhados pela cidade.

    Um promotor de Paris afirmou que cúmplices dos autores dos ataques ainda podem estar à solta, reporta a agência de notícias France Presse.

    Quem são os autores do ataque?

    O grupo autodenominado 'Estado Islâmico' reivindicou a autoria dos atentados. Em comunicado, o grupo afirmou que seus combatentes "estudaram cuidadosamente" os locais onde foram realizados os ataques, segundo a agência de notícias Reuters. Relatos apontaram que oito homens-bomba e atiradores realizaram as ações. Todos morreram. Não se sabe se outros cúmplices estão foragidos.

    BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
    Compartilhar
    Publicidade
    Publicidade