PUBLICIDADE

Mundo

O que a derrubada do avião russo diz sobre a investida de Putin na Síria

24 nov 2015 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou a derrubada do avião russo pela Turquia como uma "punhalada pelas costas" feita por "cúmplices de terroristas".

Segundo ele, haverá "graves consequências" nas relações de Moscou com a Turquia.

A Turquia afirma que suas aeronaves atiraram no avião após diversos alertas de que ele estaria violando o espaço aéreo turco. Mas Moscou nega a invasão.

De acordo com Putin, a aeronave russa estava participando de uma operação contra o grupo autodenominado "Estado Islâmico".

"Nossos pilotos e aviões não ameaçavam o território turco de forma alguma. Isso está bem claro", disse o presidente russo.

O avião, no entanto, caiu em uma área dominada pelos turcomenos.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) fará uma reunião extraordinária para discutir o incidente após pedido da Turquia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, aconselhou russos a não visitarem a Turquia e disse que a ameaça de terrorismo no país é tão grande quanto no Egito, onde uma bomba derrubou um avião comercial no mês passado, matando 224 pessoas.

Para o correspondente de Defesa e Assuntos Diplomáticos da BBC, Jonathan Marcus, a derrubada do avião comercial pelo "Estado Islâmico" e a consequente investida de Moscou contra alvos do "EI" pareciam mostrar que Rússia, Ocidente e países árabes moderados estavam chegando a um alinhamento.

Mas, para ele, o avião russo aparentemente estava atacando posições turcomenas – o que mostra que Moscou continua com a intenção de fortalecer o regime do presidente da Síria, Bashar al-Assad, e não apenas de combater o "Estado Islâmico".

A Turquia, diz ele, é extremamente resistente a Assad – ou seja, discorda frontalmente de Moscou.

Sinais

Na avaliação de Marcus, a derrubada do avião é o incidente que muita gente temia desde que o país deu início a suas operações aéreas na Síria.

Ele afirma que os perigos de operar perto da fronteira da Turquia eram evidentes – aviões turcos já haviam derrubado pelo menos uma aeronave síria e, possivelmente, um helicóptero.

A Turquia já havia alertado contra violações da Rússia e da Síria a seu espaço aéreo.

No mês passado, Ancara disse que seus caças haviam interceptado um avião russo que cruzou sua fronteira e que duas aeronaves turcas haviam sido perturbadas por aeronaves Mig-29 não identificadas.

Pilotos

Ainda é incerto o que ocorreu com os pilotos da aeronave.

Helicópteros militares russos procuraram o piloto e o copiloto perto do local da queda, na área de Bayir Bucak, predominantemente dominada pelos turcomenos.

Um porta-voz de um grupo rebelde que atua na área, a 10ª Brigada da Costa, disse à agência de notícias Associated Press que a tripulação havia tentando cair com o paraquedas em território dominado pelo governo sírio – aliado da Rússia –, mas que eles teriam sido atingidos por membros do grupo.

Ele disse que um dos pilotos estava morto quando chegou ao solo. Não há informações sobre o segundo.

Um vídeo postado na internet mostra homens armados no entorno de um homem no chão, que veste um uniforme de voo – ele aparenta estar gravemente ferido ou morto.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade