|
O papa Bento XVI convocou os bispos do México para que façam uma "releitura" do papel da Igreja durante a "Guerra Suja" e outros episódios da história nacional, disse hoje o secretário-geral do Episcopado, monsenhor Carlos Aguiar.
Bento XVI falou aos prelados sobre a "conveniência de se fazer uma purificação da memória nacional, a fim de que os males do passado não voltem a ocorrer", afirmou o secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM).
O pontífice formulou tal convocação durante a visita que os 115 bispos mexicanos lhe fizeram em setembro, declarou Aguiar em entrevista coletiva.
O monsenhor acrescentou que o papa lhes deu "uma orientação muito clara" de que devem trabalhar por "essa purificação da memória não para esquecerem o que aconteceu no México, mas fazerem uma releitura com novos sentimentos, aprendendo com as experiências vividas".
Em 2000, o antecessor de Bento XVI, João Paulo II, "pediu perdão por algum momento da história da Igreja Universal na qual não se tomou uma atitude conveniente e positiva", disse Aguiar.
Entre os episódios da história que precisam passar por um período de releitura no que diz respeito ao papel da Igreja, estão a Revolução Mexicana (1910-17) e a "Guerra Suja" (entre as décadas de 60 e 80), disse o prelado.
|