Sites relacionados
João Paulo II


Fale conosco

 Notícias por e-mail
O Novo Papa
Quinta, 6 de outubro de 2005, 20h04  Atualizada às 20h20
Papa defende direitos de imigrantes ilegais nos EUA
 
 Últimas de O Novo Papa
» Bento XVI diz que figura do diretor espiritual segue válida
» Papa defende paz e direito de existir de Israel
» Casa de Bento XVI vira maquete para trenzinhos elétricos
» Papa Bento XVI visitará Polônia em junho de 2006
O papa Bento XVI pediu aos bispos do México que defendam os direitos das pessoas que cruzam o país rumo aos Estados Unidos sem documentos e aos que deixam o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades, disse hoje um hierarca da Igreja católica.

Bento XVI fez a solicitação durante a visita que os prelados lhe fizeram em setembro, afirmou o secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) e bispo da cidade de Texcoco, monsenhor Carlos Aguiar.

"O critério fundamental do Santo Padre segue a linha de que toda ação de ajuda dos bispos aos imigrantes esteja fundamentada na dignidade humana e na defesa de seus direitos", enfatizou o hierarca católico em entrevista coletiva.

Carlos Aguiar acrescentou que os bispos comunicaram ao papa as ações pastorais e humanitárias que desenvolvem com os imigrantes indocumentados nas regiões fronteiriças com os EUA e a Guatemala.

O papa pediu aos prelados mexicanos que sigam "acompanhando os imigrantes, inclusive na defesa de sua situação legal", enfatizou monsenhor Aguiar.

O titular da diocese da cidade mexicana de Saltillo (norte), monsenhor Raúl Vera, disse em 10 de setembro que no início da visita papal foi apresentado ao Pontífice um relatório sobre "o sofrimento" no México dos indocumentados centro-americanos rumo aos EUA.

"Contei ao papa as multilações que sofrem os ilegais, vários dos quais chegam até a ser mortos", comentou o monsenhor Raúl Vera.

Milhares de imigrantes procedentes das Américas Central e do Sul passam por território mexicano com a pretensão de seguir rumo aos EUA, e muitos deles são agredidos por forças de segurança.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.