Sites relacionados
João Paulo II


Fale conosco

 Notícias por e-mail
O Novo Papa
Sexta, 19 de agosto de 2005, 09h38 
Líder judeu pede a papa abertura de arquivos do Vaticano
 
 Últimas de O Novo Papa
» Bento XVI diz que figura do diretor espiritual segue válida
» Papa defende paz e direito de existir de Israel
» Casa de Bento XVI vira maquete para trenzinhos elétricos
» Papa Bento XVI visitará Polônia em junho de 2006
Um líder da comunidade judaica de Colônia pediu ao papa Bento 16, nesta sexta-feira, para abrir os arquivos do Vaticano do período da Segunda Guerra Mundial.

Abraham Lehrer fez o pedido ao papa durante um discurso de boas-vindas ao pontífice à sinagoga de Colônia, que foi destruída por nazistas em 1938 e reconstruída após a guerra.

"Para nós, uma abertura completa dos arquivos do Vaticano do período da Segunda Guerra Mundial, 60 anos após o fim do Shoah (Holocausto), seria um sinal a mais de consciência histórica e agradaria aos críticos", disse ele ao papa.

Grupos judeus têm pedido uma abertura completa dos arquivos, dizendo que isso poderia ajudar a elucidar a posição do papa Pio 12, que ocupou o cargo de 1939 a 1958.

Muitos judeus afirmam que Pio 12 fechou os olhos diante do Holocausto. O Vaticano rejeita tal acusação, afirmando que ele trabalhou às escondidas para salvar judeus e não foi mais enfático por medo de instigar represálias nazistas na Europa.

Até agora, os arquivos foram apenas parcialmente abertos.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.