Sites relacionados
João Paulo II


Fale conosco

 Notícias por e-mail
O Novo Papa
Sexta, 6 de maio de 2005, 18h00  Atualizada às 18h41
Jornal chama Papa de pastor alemão e é denunciado
 
Saiba mais
» Rezei para alguém mais forte ser eleito, diz Papa
» Bento XVI retoma na quarta audiências do Papa
» Papa assegura que irá 'em breve' a Baviera
» 'Meu programa é ouvir Deus', diz Papa Bento XVI
» Sodano continuará sendo secretário do Vaticano
» Joseph Ratzinger é eleito o novo papa
» Perfil: conheça o Sumo Pontífice
Multimídia
Animações
» Como se elege o novo papa
Animações
Áudio e vídeo
» Papa quebra protocolo e desfila de papamóvel
» Papa diz que veio para servir, não reverenciado
Galeria de fotos
» Bento XVI recebe fiéis alemães
» Papa Bento XVI conduz sua missa inaugural
» Presentes comemoram missa inaugural
» Papa Bento XVI passeia de papamóvel
 Últimas de O Novo Papa
» Bento XVI diz que figura do diretor espiritual segue válida
» Papa defende paz e direito de existir de Israel
» Casa de Bento XVI vira maquete para trenzinhos elétricos
» Papa Bento XVI visitará Polônia em junho de 2006
O diretor do jornal italiano de esquerda Manifesto, Gabriele Polo, foi denunciado por suposto vilipêndio à religião por causa da manchete do seu veículo em 20 de abril passado, que se referia ao novo papa, Bento XVI, como "Pastore tedesco" (Pastor alemão). A denúncia feita pelos advogados de Treviso, localidade do norte da Itália, Luigi Zancanaro e Marco Reginato, utiliza o artigo 403 do Código Penal, que se refere a ofensas contra a religião através do vilipêndio de pessoas.

"Pastore tedesco" é o nome pelo qual o cão pastor alemão é conhecido na Itália. Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, é alemão e pastor supremo da Igreja Católica.

"Esse título nos incomodou como católicos. O Pontífice é comparado a um animal, especificamente, a um cachorro", justificou Luigi Zancanaro.

Os advogados dizem que se fosse apenas uma simples ofensa contra a pessoa do Papa, não estariam "legitimados a apresentar a denúncia, mas como (Bento XVI) representa a unidade dos católicos", consideraram que esse título ofende a religião.

Após saber da denúncia, Gabriele Polo disse nesta sexta-feira que existe liberdade de imprensa e liberdade para se apresentar denúncias, "e, portanto, os juízes decidirão quem tem razão".

O senador verde Fiorello Cortina criticou a denúncia hoje, afirmando que se trata de mais um ataque à liberdade de expressão.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.