inclusão de arquivo javascript

 
 

Reality show fará filme sobre vida de Evo Morales

13 de abril de 2006 09h23 atualizado às 11h53

A extraordinária história de vida de Evo Morales, de sua origem modesta como camponês plantador de coca à histórica vitória nas eleições presidenciais do ano passado na Bolívia, será contada em um filme. Os produtores planejam usar um reality show televisivo para escolher os três atores que representarão o atual presidente boliviano nos vários estágios de sua vida.

Os telespectadores poderão votar para escolher as pessoas indicadas para os cobiçados papéis no filme "Buscando la Cruz del Sur" (Em Busca da Cruz do Sul, em tradução livre). O produtor do filme, o boliviano Wilson Asturizaga, pretende rodá-lo com um orçamento modesto, de US$ 50 mil (R$ 107 mil). Isso é bem menos que as dezenas ou mesmo centenas de milhões de dólares gastos normalmente em um típico filme de Hollywood.

João Povo
O personagem principal do filme, porém, não se chamará Juan Evo Morales Ayma, o nome completo do presidente boliviano. O personagem será chamado Juan Pueblo (João Povo), numa homenagem ao fato de que Evo Morales, por não ser um membro da elite boliviana, tem um perfil parecido ao da maioria dos seus conterrâneos.

Morales é o primeiro indígena a ocupar o cargo de presidente da Bolívia. Os produtores esperam escolher o elenco do filme em maio e tê-lo pronto para o lançamento em outubro deste ano, em tempo para a comemoração do terceiro aniversário dos protestos populares de 2003, nos quais 60 pessoas foram mortas.

Foram os protestos de 2003 que forçaram a renúncia do então presidente Gonzalo Sánchez de Lozada e iniciaram o processo que culminou com a eleição de Evo Morales, em dezembro do ano passado.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.