PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hospitalizado desde sábado, Mandela passará por novos exames

10 dez 2012 - 10h04
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde sábado, será submetido nesta segunda-feira a novos exames médicos, informou a presidência.

Nelson Mandela está hospitalizado dede sábado e passará por novos exames nesta segunda-feira
Nelson Mandela está hospitalizado dede sábado e passará por novos exames nesta segunda-feira
Foto: AFP

"Mandela descansou bem esta noite. Os médicos farão mais exames hoje. Está em boas mãos", informou hoje um breve comunicado divulgado pela presidência da África do Sul e assinado pelo porta-voz, Mac Maharaj.

"Hoje também é um dia especial, já que Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 10 de novembro de 1993, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, por sua desinteressada contribuição à luta pela libertação, pelos direitos humanos e pela justiça na África do Sul", apontou o texto.

Além disso, Maharaj agradeceu "às mensagens de apoio a Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e com o qual é conhecido popularmente) e a sua família".

Ontem, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela, a quem encontrou "tranquilo e bem atendido". No sábado passado, Mac Maharaj, explicou que o ex-presidente tinha sido hospitalizado em Pretória "para submeter-se a exames de rotina".

O texto assinado por Maharaj, antigo companheiro de prisão do ícone da luta contra o regime segregacionista sul-africano, detalhou que "Madiba está bem" e que "não há motivos para alarmar-se".

Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até sua eleição como presidente em 1994.

É a terceira vez que Mandela é hospitalizado nos últimos dois anos, embora esteja sob permanente vigilância médica em sua residência de Qunu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade