PUBLICIDADE

Europa

Centro-esquerda vence eleições legislativas na Romênia

10 dez 2012 - 06h46
(atualizado às 07h19)
Compartilhar

A coalizão governamental de centro-esquerda da União Social Liberal (USL) obteve 58,6% dos votos no Congresso e 60% no Senado nas eleições realizadas no domingo na Romênia, segundo anunciou hoje o Escritório Eleitoral Central do país.

Com 81% dos votos apurados se confirma a vitória da coalizão governamental, com um apoio muito acima do obtido pela Aliança Romênia de Direitas (ARD), que obteve 16,5% na Câmara dos Deputados e 16,9% no Senado.

O Parlamento será completado pelo Partido Popular Dan Diaconescu, que obteve 13,5% dos apoios para o Congresso e 5,4% no Senado, e a União Democrática dos Húngaros da Romênia, que superou 5% em ambas as câmaras.

A participação foi de 41,2% do censo eleitoral. Este resultado representa um forte golpe ao presidente do país, o conservador Traian Basescu, inimigo político do atual primeiro-ministro e candidato da USL, Victor Ponta.

Durante a campanha eleitoral, Basescu lembrou que corresponde a ele designar o nome do chefe do Executivo, independentemente do resultado eleitoral, por isso que no caso de se negar a encarregar a Victor a formação de governo, poderia agravar-se a crise política vivida pelo país há meses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade