PUBLICIDADE

Europa

Monti lamenta afastamento do 'Rei Sol', após críticas de Berlusconi

8 dez 2012 - 12h34
(atualizado às 13h03)
Compartilhar

O chefe do governo italiano, Mario Monti, lamentou o afastamento do "Rei Sol", indicou neste sábado a imprensa italiana, um dia após o partido de seu antecessor, Silvio Berlusconi, ter criticado e pedido o fim do governo deste tecnocrata.

"O Rei Sol se afastou um pouco de mim", declarou Monti na noite de sexta-feira durante o intervalo de "Lohengrin" no Scala de Milão, após ser interrogado sobre a palidez de seu rosto. Os serviços de Monti indicaram que o chefe de governo se referia à chuva e à neve que caíram nos últimos dias na Itália, mas os jornais italianos consideraram que se tratava de uma alusão política.

O governo de Monti encontra-se à beira de uma crise política imprevisível, após o retorno à cena política de Berlusconi, cujo partido pediu na sexta-feira a queda do atual gabinete e lançou novamente o multimilionário magnata como candidato às eleições legislativas de 2013. "A experiência do executivo guiado por Monti acabou", anunciou no Parlamento Angelino Alfano, líder do partido de Berlusconi, Povo da Liberdade (PDL).

Na véspera, o partido de Berlusconi havia retirado o apoio ao governo de Monti ao se abster em duas ocasiões de votar a confiança, ameaçando assim sua queda. "Treze meses depois de Monti ter sido designado, a Itália está pior", disse perante os deputados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade