PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes do M23 negociam com governo da RD Congo

8 dez 2012 - 11h01
(atualizado às 11h14)
Compartilhar

Uma delegação dos rebeldes do movimento M23 chegou à capital de Uganda, Kampala, para iniciar negociações com os representantes do governo da República Democrática do Congo (RDC), anunciou neste sábado seu porta-voz. Os representantes do M23 "chegaram ontem (sexta-feira) à noite em Kampala", declarou por telefone o porta-voz do movimento, Amani Kabasha. "O encontro (com os representantes do governo) pode começar amanhã (domingo) ou inclusive agora (sábado)", acrescentou.

Não foi possível contactar algum representante de Uganda encarregado da mediação entre o governo da RDC e os rebeldes para informar quando as discussões terão início. Os rebeldes lançaram há oito meses uma ofensiva que lhes permitiu no dia 20 de novembro conquistar Goma, a principal cidade da província do Kivu Norte, a leste da RDC, com imensas riquezas minerais, provocando o temor de um conflito generalizado no país.

Finalmente, o M23 aceitou se retirar de Goma em troca de negociações com o regime do presidente congolês Joseph Kabila. Os rebeldes querem negociar as condições de sua reintegração às forças armadas da RDC e obter a abertura de um diálogo político nacional no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade