PUBLICIDADE

Oriente Médio

Multidão é esperada para comemorar 25 anos do Hamas em Gaza

8 dez 2012 - 08h05
(atualizado às 08h36)
Compartilhar

O movimento islamita Hamas celebra neste sábado em Gaza seu 25º aniversário, com a presença, de seu líder, Khaled Meshaal, pela primeira vez na faixa.

Espera-se que mais de 200 mil pessoas participem das celebrações do quarto de século do nascimento do movimento, completado no dia 14, mas que está sendo celebrado hoje por coincidir com o 25º aniversário do início da Primeira Intifada.

O evento mais relevante do dia será o discurso de Meshaal no centro da cidade de Gaza, que espera-se que estimule a reconciliação com o movimento rival, Fatah.

Pela primeira vez em cinco anos, o Fatah, junto às outras facções palestinas, decidiram receber o Hamas e participar das festividades. Segundo o movimento aniversariante, mais de 1 mil seguidores chegaram de outros países através da fronteira de Rafah com o Egito para participar do evento.

Muitos procedem de países como o próprio Egito, Catar, Barein, Jordânia, Arábia Saudita, Líbano, Marrocos, Argélia, Tunísia, Indonésia e outros países árabes ou islâmicos, informou a agência de notícias Ma'an.

EFE   
Compartilhar
Publicidade