PUBLICIDADE

Mundo

Mursi pedirá que exército reforce a segurança, diz jornal

8 dez 2012 - 07h50
(atualizado às 07h58)
Compartilhar

O presidente egípcio, Mohammed Mursi, emitirá um decreto para que o exército participe da manutenção da segurança e a proteção das instituições vitais do Estado, informou neste sábado o jornal oficial Al-Ahram.

O veículo detalha que o projeto de lei estipula que as Forças Armadas assumirão função de polícia até o fim das próximas eleições legislativas, que ainda não têm data, já que antes a nova Constituição deve ser aprovada em referendo.

O projeto já foi aprovado pelo Conselho de Ministros em uma recente reunião, segundo Al-Ahram, que informa que o texto outorga aos militares os mesmos poderes da polícia, entre eles a detenção de pessoas.

A resolução seria adotada depois de intensos protestos da oposição nos arredores do palácio presidencial no Cairo contra as últimas decisões do líder.

A tensão entre as várias frentes egípcias aumentou desde que Mursi blindou seus poderes na justiça em 22 de novembro e convocou recentemente o referendo sobre a nova Constituição.

Está previsto para hoje o início do diálogo nacional convocado por Mursi, e os principais dirigentes da oposição não islamita já anunciaram que não participarão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade