PUBLICIDADE

Mundo

Após problemas técnicos, votação continua nesse sábado em Gana

8 dez 2012 - 05h59
(atualizado às 06h15)
Compartilhar

A votação para as eleições presidenciais e parlamentares em Gana continuará neste sábado devido ao grande número de eleitores que não conseguiu participar do pleito em função de problemas técnicos surgidos durante o dia de ontem.

A Comissão Eleitoral de Gana (CEG) decidiu permitir que os eleitores que não conseguiram participar do processo devido a atrasos e problemas nas máquinas de identificação biométrica votassem novamente.

As urnas voltarão a abrir às 7h e fecharão às 17h (hora local). O porta-voz da CEG, Christian Owusu-Parry, informou que os eleitores que não tiveram a digital autenticada pelas máquinas de verificação biométrica só poderão votar nesta sexta-feira, quando novos aparelhos farão a identificação.

Os problemas com as máquinas, assim como a chegada tardia do material eleitoral nas 26.002 sessões de Gana provocaram longas filas de eleitores, que inicialmente tinham sido autorizados a votar após o horário previsto para o encerramento do processo, às 17h (local).

Mais de 14 milhões de ganeses foram convocados para votar. Embora não existam pesquisas de intenções de voto em Gana, tudo aponta que a disputa está entre o atual presidente, Dramani Mahama, do Congresso Democrático Nacional, e o líder do Novo Partido Patriótico, Nana Akufo-Addo.

Segundo as estimativas da CEG, os resultados das eleições serão conhecidos entre 48 horas e 72 horas após o fim da votação. Apesar de ter ocorrido cinco golpes de Estado em sua curta história, Gana é atualmente um dos países mais estáveis e prósperos de África Ocidental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade