PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: uso de armas químicas pela Síria seria um crime escandaloso

7 dez 2012 - 11h17
(atualizado às 12h50)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta sexta-feira o regime sírio de Bashar al-Assad que o uso de armas químicas contra a população ou contra os rebeldes seria um crime escandaloso.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon conversa com refugiados em um campo na cidade turca de Islahiye
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon conversa com refugiados em um campo na cidade turca de Islahiye
Foto: AFP

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?
Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"Recentemente recebemos informações alarmantes de que o governo sírio se prepara para usar armas químicas. Não temos confirmação a respeito. Mas se for o caso, seria um crime escandaloso aos olhos da Humanidade", declarou Ban à imprensa após uma visita ao campo de refugiados sírios de Islahiye (sul da Turquia).

Na quinta-feira em Bagdá, o secretário-geral das Nações Unidas já havia advertido o presidente sírio, Bashar al-Assad, contra qualquer tentativa de recorrer a armas químicas contra a rebelião. "Avisei que quem usar armas químicas tem que ser julgado", disse Ban à imprensa, ressaltando que isso terá "graves consequências para a população".

Na segunda, o presidente americano, Barack Obama, acusou o regime sírio de estar se preparando para usar as armas químicas que tem em seu poder contra os rebeldes, e advertiu que haveria "consequências" caso as usasse. As autoridades sírias garantiram que não as usarão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade