PUBLICIDADE

Ásia

Mais de 14 milhões de ganeses votam nesta sexta para presidente

7 dez 2012 - 04h54
(atualizado em 8/12/2012 às 06h14)
Compartilhar

Mais de 14 milhões de ganeses votarão nesta sexta-feira para escolher o novo presidente do país, em uma eleição que tem como principais candidatos o atual presidente, John Dramani Mahama, líder do Congresso Democrático Nacional (NDC), e o experiente político e ativista Nana Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP).

Mahama assumiu a presidência e a liderança de sua formação após a morte, em julho, do então presidente de Gana, Atta Mills

Cerca de 26 mil colégios eleitorais de todo o país receberão, entre às 7h e 17h (hora local), o voto dos eleitores, registrados pela primeira vez com um sistema biométrico para minimizar o risco de fraude eleitoral.

Ao todo, oito candidatos estão concorrendo. O vencedor será aquele que tiver mais de 50% dos votos, e caso isso não ocorra, haverá segundo turno.

Embora não existam pesquisas de intenções de voto em Gana, tudo aponta para que a disputa fique entre Mahama e Akufo-Addo. Entre as promessas eleitorais e os temas abordados pelos candidatos durante a campanha eleitoral se encontram a economia, o emprego, a educação e a segurança, assim como saúde e infraestrutura.

O governo deseja renovar seu mandato com base no que considera uma boa gestão que possibilitou um crescimento econômico de 14% no ano passado, além de um rápido desenvolvimento da infraestrutura.

A oposição, no entanto, afirma que os números são piores de quando o NDC chegou ao poder, em janeiro de 2008. A troca de acusações elevou a tensão política no país, que tratou de acalmar os ânimos e espera celebrar eleições pacíficas, apesar de alguns incidentes violentos durante a campanha.

Para garantir a segurança da votação, 42 mil policiais e bombeiros, além de cinco mil soldados, estarão espalhados por todo o país.

Os ganenses também votarão para definir os 275 assentos da assembleia nacional, disputada por 1,3 mil candidatos. Na atual legislação, de 230 cadeiras, o partido governante conta com uma ligeira maioria, mas com a criação de 45 circunscrições novas (e, portanto, 45 vagas a mais), a composição pode mudar radicalmente.

Segundo a Comissão Eleitoral de Gana, o resultado da eleição deverá ser anunciado entre 48 e 72 horas após o término da votação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade