PUBLICIDADE

Estados Unidos

Síria carrega bombas com gás sarin, segundo TV americana

6 dez 2012 - 01h03
(atualizado às 01h15)
Compartilhar

O Exército sírio está carregando bombas com gás sarin para lançá-las contra os opositores, revelou nesta quarta-feira a rede de televisão NBC, citando "funcionários" do regime sírio que pediram para não ser identificados.

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?
Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Nesta etapa, as "latas" carregadas com os gases de nervos mortais ainda não foram colocadas sob as asas dos aviões e o presidente sírio não deu ordem para sua utilização, destacou a NBC.

Segundo a rede de televisão CNN, os serviços de Inteligência de Israel, Turquia, Líbano e Jordânia estão atualmente em estreito contato com seus homólogos americanos para definir que ação tomar.

Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu o líder sírio, Bashar al Assad, que "recorrer às armas químicas seria totalmente inaceitável".

"Se você cometer o trágico erro de utilizar estas armas, haverá consequências e você responderá por elas. Não podemos permitir que o século XXI seja obscurecido pelas piores armas do século XX", destacou Obama.

O gás sarin, utilizado em ataques terroristas no Japão na década de 90, é um agente que afeta o sistema nervoso causando convulsões, insuficiência respiratória e até a morte. A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, também advertiu na segunda-feira que se o regime de Assad utilizar armas químicas cruzará a "linha vermelha".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade