PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã captura avião não tripulado americano, diz TV do país

4 dez 2012 - 06h06
(atualizado em 5/12/2012 às 12h12)
Compartilhar

O Irã capturou um avião não tripulado americano ScanEagle que voava sobre as águas territoriais do país no Golfo Pérsico, informou nesta terça-feira a televisão oficial iraniana PressTV. A emissora assinala que a aeronave, usada para reconhecimento, foi capturada pelo Corpo de Guardiães da Revolução após sua entrada no espaço aéreo iraniano, sem fornecer mais detalhes.

Imagem de TV estatal iraniana mostra o suposto avião não tripulado ScanEagle capturado
Imagem de TV estatal iraniana mostra o suposto avião não tripulado ScanEagle capturado
Foto: AP

Em ocasiões anteriores, o Irã assegurou ter derrubado aviões não tripulados americanos e israelenses dentro de seu espaço aéreo terrestre ou sobre suas águas territoriais, entre eles um RQ-170 Sentinel, o mais moderno avião espião não tripulado dos EUA. Segundo a agência Fars, vinculada aos Guardiões da Revolução, o chefe da Força Naval desse corpo especial de defesa do regime islâmico, o contra-almirante Ali Fadavi, confirmou a queda do avião americano.

A aeronave, que havia realizado vários voos de reconhecimento sobre a zona internacional do Golfo Pérsico nos últimos dias, foi capturada e ficou sob o controle de unidades de defesa aérea e sistemas de controle da Força Naval dos Guardiões, precisa a agência. Fadavi confirmou, além disso, que o avião é um ScanEagle, uma pequena aeronave não tripulada de baixo custo, com autonomia de pouco mais de 20 horas e um raio de ação de 100 quilômetros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade