PUBLICIDADE

Ásia

Cinco afegãos morrem em ataque Talibã à base da Otan em Jalalabad

2 dez 2012 - 05h35
(atualizado às 11h49)
Compartilhar

Os talibãs realizaram neste domingo ataques suicidas contra o aeroporto de Jalalabad, que abriga no leste do Afeganistão a uma importante base da Otan, demonstrando assim sua capacidade ofensiva dois anos antes da retirada das tropas de combate estrangeiras.

Corpos dos afegãos mortos no ataque são colocados em ambulância
Corpos dos afegãos mortos no ataque são colocados em ambulância
Foto: AP

Cinco afegãos - três guardas e dois civis - morreram no ataque. Apesar de os talibãs não terem conseguido ultrapassar o primeiro bloco defensivo da base, "um número alto de soldados ficou ferido", disse a Otan, que não deu mais detalhes.

Além dos cinco afegãos mortos, o ataque deixou 18 feridos. Nove talibás morreram, entre eles três suicidas, disse Hazrat Hussein Mashriqiwal, porta-voz da polícia da província de Nangarhar, em Jalalabad.

A ISAF - força da Otan no Afeganistão - afirma ter infligido duras perdas aos rebeldes no verão, dois anos antes da prevista retirada das tropas de combate estrangeiras. Os insurgentes, mediante ataques de grande magnitude como este de Jalalabad, demonstram que continuam sendo capazes de atacar as forças da coalizão internacional.

O Talibã confirmou a autoria do ataque em um telefonema à AFP. Segundo Abdulqahar Balkhi, que se comunica pelos talibãs no Twitter, ao menos dois carros-bomba foram ativados por seus motoristas em uma porta do gabinete e no interior da base.

Também foram disparados morteiros contra o local e a ISAF respondeu com ataque de helicópteros. O combate durou cerca de duas horas. O aeroporto de Jalalabad, no leste do país, abriga uma das maiores bases aéreas da ISAF, liderada pelo Exército dos EUA, o que representa dois terços da força internacional da ONU no Afeganistão.

"As informações coletadas sugerem que foram envolvidos pelo menos três homens-bomba e, talvez, um veículo com explosivos", disse à AFP o coronel Les Carroll, porta-voz da ISAF. Depois de uma enorme explosão, o aeroporto foi atingido por disparos de mísseis, morteiros e armas de pequeno porte, disse um guarda.

Outro porta-voz da ISAF confirmou que "várias explosões" ecoaram "perto do aeroporto". Alguns "soldados da coalizão foram feridos", acrescentou, sem especificar o número. "Nenhum dos agressores conseguiu entrar no perímetro da segurança", disse o coronel Les Carroll.

"Eu vi cinco homens mortos vestindo uniforme do Exército afegão e não sei quem eles são", disse um oficial afegão à AFP, o que implica que os insurgentes podem ter usado uniformes para representar militares afegãos e causar mais danos.

Desde que foram expulsos do poder no final de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, os talibãs têm desenvolvido uma insurreição da guerrilha contra as tropas estrangeiras e as forças de segurança afegãs.

Apesar de um impressionante dispositivo de proteção, os talibãs atacaram duas vezes o aeroporto de Jalalabad apenas este ano. Em 27 de fevereiro, um carro-bomba matou seis pessoas e deixou sete feridos. As instalações também foram atacados em 15 de abril, em uma operação coordenada contra os rebeldes em diferentes partes do Afeganistão, incluindo Cabul.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade