PUBLICIDADE

Ásia

Presidente sul-coreano defende exportação de tecnologia nuclear

26 nov 2012 - 03h03
(atualizado às 03h12)
Compartilhar

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, defendeu nesta segunda-feira a exportação de tecnologia nuclear civil como um dos principais motores de crescimento para a quarta maior economia da Ásia nos próximos anos.

Lee fez a declaração após o retorno de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos (EAU) para promover a tecnologia de fissão atômica fabricada na Coreia do Sul.

Em seu discurso quinzenal, divulgado pela emissora nacional KBS, Lee encorajou a "desenvolver novos motores para manter o crescimento no futuro" e avaliou as usinas nucleares como "um dos principais ativos nos próximos anos".

O presidente sul-coreano comentou que sua viagem de na semana passada aos EAU teve como objetivo abrir caminho para que as empresas da Coreia do Sul obtenham ali projetos de construção de quatro novas unidades de energia nuclear cuja licitação está prevista para a segunda metade de 2013.

Lee advertiu que "a concorrência já está apertada" para obter os projetos, já que "França, Japão e outros países já começaram a se esforçar ao máximo para conseguir os contratos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade