PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tsunami chega ao Havaí com ondas menores que as previstas

28 out 2012 - 05h53
(atualizado às 08h24)
Compartilhar

O tsunami gerado pelo terremoto de 7,7 graus da escala Richter registrado neste domingo no litoral noroeste do Canadá chegou ao Havaí com ondas menores que as previstas, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

Morador de Honolulu enche o tanque do carro após receber o alerta de evacuação
Morador de Honolulu enche o tanque do carro após receber o alerta de evacuação
Foto: AP

A expectativa era que as primeiras ondas que atingiriam o arquipélago americano fossem de dois metros de altura, mas foram menores e não superaram às recebidas em março de 2011 após o terremoto do Japão, disse o porta-voz do PTWC, Gérard Fryer, à imprensa local.

Os analistas esperam suspender nas próximas horas o alerta de evacuação e mantê-lo em aviso após medir repetidamente ondas abaixo dos dois metros que se esperava. Fryer lembrou, no entanto, que as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente.

Após o alerta emitido pelo PTWC, as autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população perante a chegada das primeiras ondas.

Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas. Também foram habilitados centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas ao litoral pudessem esperar que passasse o alerta de evacuação.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão. As autoridades pediram aos moradores que buscassem refúgio em lugares altos ou designados para acolher pessoas perante a chegada das ondas, como escolas e centro comunitários.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de menor intensidade para as costa dos Estados da Califórnia, Oregon, Colúmbia Britânica (Canadá) e Alasca, já que a energia projetada pelo tremor foi dirigida para as ilhas do Havaí.

Com informações de agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade