PUBLICIDADE

Polícia

Homem é preso em Madri com explosivos e mapa da embaixada do Brasil

9 out 2012 - 17h12
(atualizado às 18h18)
Compartilhar

Um homem de nacionalidade espanhola foi preso em Madri com substâncias potencialmente explosivas e um manual para fabricar bombas caseiras, além de mapas de vários lugares da capital, inclusive da embaixada brasileira, informou a polícia nesta terça-feira.

O detido, identificado como Alberto R. M., de 48 anos, estava hospedado em um albergue no centro de Madri. O responsável pelo local avisou as forças de segurança ao suspeitar de suas atitudes. Os agentes encontraram em seu quarto documentação referente a explosivos, além de diversas quantidades de nitrato de potássio, enxofre e pó de carvão, algumas delas já misturadas em uma garrafa de 1,5 litros.

A polícia vigiou o estabelecimento até a chegada do suspeito, que parecia "ter distúrbios mentais", informaram hoje fontes policiais. As substâncias encontradas e a mistura estão sendo analisadas para determinar se poderiam produzir uma bomba.

O detido tinha também anotações com instruções para a produção de pólvora e um manual denominado "Bombas e Explosivos Caseiros", além de diversos mapas e anotações sobre vários pontos de Madri. Entre eles, endereços e telefones de pelo menos cinco embaixadas: Brasil, Estados Unidos, Chile, Uruguai e Paraguai. A responsável pelo estabelecimento explicou hoje à EFE que o detido não costumava falar com os outros hóspedes e que perguntou onde poderia conseguir cloro em estado líquido.

No último domingo, a camareira encontrou o quarto coberto por uma camada de pó preto, com pegadas próximas ao armário. Dentro do armário foram encontradas bolsas com o mesmo pó e uma garrafa cheia de outras substâncias, junto com um papel com uma receita para a fabricação de "bombas caseiras". Por isso o albergue resolveu entrar em contato com a polícia. O homem foi acusado pelo crime de posse de substâncias para a fabricação de explosivos.

A detenção deste homem em Madri aconteceu uma semana depois da prisão de José Manuel Morales, em Palma de Mallorca, um jovem espanhol de 21 anos, que supostamente planejava um massacre na Universidade das Ilhas Baleares inspirado no tiroteio ocorrido em Columbine, nos EUA, em abril de 1999. O jovem foi detido em sua casa na quarta-feira passada após receber 140 quilos de material explosivo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade