PUBLICIDADE

Mundo

Chávez agradece felicitações de Dilma e Lula por reeleição

8 out 2012 - 21h08
(atualizado em 12/4/2013 às 12h01)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu nesta segunda-feira as felicitações de vários líderes mundiais por sua reeleição no domingo, especialmente à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Obrigado a todos os amigos e amigas do mundo por suas palavras e seus sentimentos de amor para com a Venezuela!!! Obrigado!!!" - escreveu Chávez no Twitter.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra
07/10 Em festa, motos chavistas tomam conta das ruas de Caracas
07/10 Eleitores na Venezuela têm dedo manchado para não votar de novo
06/10 Eleição na Venezuela vai transcorrer em paz, afirma Chávez
06/10 Programas sociais são trunfo de Chávez na disputa eleitoral
04/10 Sob chuva, Chávez encerra campanha com promessa de fim da miséria
04/10 Possível reação por resultado da eleição eleva tensão na Venezuela

"Agora mesmo vou falar com nosso irmão Lula!!" - revelou Chávez sobre o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. "Há pouco, conversei com a companheira Dilma, com os companheiros presidentes Putin, Luckashenko, Evo e Rafael Correa", disse Chávez sobre os líderes de Brasil, Rússia, Belarus, Bolívia e Equador.

Desde domingo, presidentes da região como Cristina Kirchner, da Argentina, e Rafael Correa, do Equador, têm enviado mensagens para felicitar Chávez, reeleito para um quatro mandato consecutivo por 55,14% dos votos, contra 44,24% para o ex-governador Henrique Capriles. Nesta segunda-feira, governos de todo o mundo - incluindo os de França, Grã-Bretanha e China - cumprimentaram Chávez por sua reeleição para mais seis anos de mandato.

A Casa Branca felicitou o povo venezuelano pela eleição pacífica, embora tenha admitido que os Estados Unidos têm divergências com o presidente reeleito. Antes, o departamento americano de Estado havia considerado que as vozes das seis milhões de pessoas que votaram na oposição devem ser ouvidas. Este será o quarto mandato de Chávez, que governa a Venezuela desde 1999.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade