PUBLICIDADE

Estados Unidos

Yoko Ono entrega prêmio pela paz "LennonOno" às Pussy Riot

21 set 2012 - 14h38
(atualizado às 15h33)
Compartilhar

A viúva de John Lennon, Yoko Ono, concedeu nesta sexta-feira seu prêmio pela paz "LennonOno" às Pussy Riot, atualmente presas na Rússia, em uma cerimônia em Nova York que contou com a presença do marido e da filha de uma das jovens cantoras punk.

Yoko Ono (dir.) em cerimônia de premiação com Pyotr Verzilov, marido de Nadia Tolokonnikova, do grupo Pussy Riot, e sua filha Gera, em Nova York
Yoko Ono (dir.) em cerimônia de premiação com Pyotr Verzilov, marido de Nadia Tolokonnikova, do grupo Pussy Riot, e sua filha Gera, em Nova York
Foto: AP

"A Pussy Riot está de pé de maneira firme em sua crença na liberdade de expressão. Quero trabalhar para sua imediata libertação", declarou Ono ao entregar a distinção a Pyotr Verzilov, marido de Nadia Tolokonnikova, uma das cantoras. Verzilov, que é um artista de rua, viajou a Nova York com a filha Gera, de apenas 4 anos.

"É uma honra incrível receber este prêmio de Yoko Ono e ver pessoas em todo mundo levantarem sua voz para mostrar seu apoio", declarou Verzilov.Tolokonnikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevich, de 30 anos, e Maria Alekhina, de 24 anos, foram condenadas a dois anos de prisão em agosto passado por vandalismo e incitação ao ódio religioso depois de terem cantado uma espécie de oração contra o presidente russo Vladimir Putin em uma Igreja ortodoxa.

O vídeo da apresentação deu a volta ao mundo e inúmeras personalidades declararam seu apoio às cantoras. O prêmio "LennonOno" pela paz foi criado por Yoko Ono em 2002 em memória da militância de seu marido e é concedido a cada dois anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade