PUBLICIDADE

Ásia

Bombardeio da Otan no Afeganistão mata oito mulheres

16 set 2012 - 09h14
(atualizado às 10h04)
Compartilhar

Oito mulheres morreram e outras oito ficaram feridas no sábado à noite em um bombardeio da Otan à província de Laghman, no leste de Cabul, disseram neste domingo fontes afegãs.

Aldeões afegãos olham para corpos de mulheres mortas nos ataques aéreos da Otan
Aldeões afegãos olham para corpos de mulheres mortas nos ataques aéreos da Otan
Foto: Reuters

Procurada pela AFP, a Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF) disse através de um de seus porta-vozes que "havia acabado de saber" que causou a morte de entre "cinco a oito afegãos" durante um bombardeio que, por outro lado, acabou com um com um "grande número de insurgentes".

O incidente aconteceu antes do amanhecer na localidade de Dilaram, no remoto distrito de Alingar, quando as mulheres recolhiam lenha, disseram fontes afegãs. Sarhadi Zwak, um porta-voz provincial, denunciou a operação militar unilateral não coordenada pelas forças afegãs, que "matou a oito mulheres e feriu a outras oito". O governador de Laghman "nomeou uma delegação para investigar", disse.

Dezenas de homens dirigiram-se a Mihtarlam, a capital provincial, levando consigo os cadáveres de algumas das vítimas e protestaram em frente ao escritório do governador gritando: "Morte aos Estados Unidos! Morte aos judeus!" Segundo a Isaf, o bombardeio foi decidido após a identificação das intenções hostis de 45 insurgentes, muitos dos quais morreram.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade