PUBLICIDADE

Estados Unidos

Isaac transforma-se em furacão ao se aproximar da Louisiana

28 ago 2012 - 13h29
(atualizado às 16h22)
Compartilhar

A tempestade Isaac virou nesta terça um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpsons de cinco níveis, ao aproximar-se de Louisiana, Estado que sofreu em 2005 com o furacão categoria 3 Katrina. "Segundo as informações que recebemos, Isaac alcançou o estatuto de furacão às 16h20 GMT", informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) em seu site.

Morador martela tábuas de proteção em janela de residência em Destin, na Flórida; sul dos EUA espera Isaac
Morador martela tábuas de proteção em janela de residência em Destin, na Flórida; sul dos EUA espera Isaac
Foto: AP

O furacão, localizado 115 km a sudeste da foz do rio Mississipi e 250 km a sudeste de Nova Orleans (Louisiana), se desloca a uma velocidade de 17 km/h. Mais cedo, o presidente americano, Barack Obama, advertiu para danos significativos e inundações que podem ser provocados por Isaac, pedindo que as pessoas que estão em seu caminho levem a sério esta "grande tempestade" e sigam as orientações.

"Agora não é o momento de brincar com a sorte... Precisam levar isto a sério", disse Obama em um pronunciamento transmitido pela televisão a partir da Casa Branca. "Enfrentamos uma grande tempestade, e podem ocorrer inundações significativas e outros danos em uma grande área", afirmou o presidente. "Peço que todos os habitantes da costa do Golfo (do México) fiquem atentos às autoridades e sigam suas orientações, inclusive se disserem que devem deixar suas casas", acrescentou.

Mortes no Haiti
Quanod ainda era uma tempestade tropical, Isaac deixou pelo menos 24 mortos e três desaparecidos no Haiti, segundo um novo balanço divulgado pela Defesa Civil do país. No oeste do país, que inclui a capital Porto Príncipe, dez pessoas morreram, e no sudeste, outras seis pessoas, sendo estas duas regiões as que mais tiveram vítimas. Segundo a Defesa Civil, 42 pessoas ficaram feridas, e três, desaparecidas. O Isaac destruiu 1.005 casas, danificou outras 6.040 e, além disso, inundou 1.144.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade