PUBLICIDADE

Ásia

Japão ampliará análise de tireoide entre crianças para testar radiação

27 ago 2012 - 00h07
(atualizado às 00h48)
Compartilhar

O Japão ampliará os testes de tireoide no nordeste do país para analisar os efeitos da radiação, após detectar nódulos nas glândulas em quase uma de cada três crianças submetidas à análise em Fukushima, informa nesta segunda-feira a rede NHK.

Na província de Fukushima, na qual se encontra a usina nuclear de Daiichi, danificada gravemente pelo tsunami que assolou o nordeste japonês em março de 2011, foram realizados desde o início da tragédia nuclear testes em cerca de 38 mil menores de 18 anos.

Segundo a "NHK", 36% das crianças em quem foram feitos os testes apresentava nódulos na tireoide, embora em nenhum deles foi diagnosticado câncer.

O governo de Fukushima considera que não é necessário tomar medidas adicionais aos exames, apesar de os pais terem manifestado sua preocupação, já que os nódulos na glândula podem ser encontrados em crianças saudáveis.

Os especialistas advertiram que o iodo radioativo liberado pela central de Fukushima Daiichi após o acidente pode se acumular nas glândulas tireoides das crianças e aumentar seu risco de sofrer este tipo de câncer, como ocorreu após o desastre nuclear de Chernobyl (Ucrânia) em 1986.

Os novos testes serão feitos até o final de março de 2013 cerca de 4.500 crianças menores de 18 anos em três províncias anexas a Fukushima para comparar os resultados com os recolhidos na província.

O Governo espera que com os exames se consiga não só aliviar a preocupação dos cidadãos, mas detectar possíveis efeitos nas crianças da radiação nuclear liberada pela unidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade