PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes dizem ter derrubado avião de combate sírio

13 ago 2012 - 09h46
(atualizado às 17h19)
Compartilhar

Os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) afirmaram nesta segunda-feira que conseguiram derrubar um avião de combate das Forças Armadas do país em Mohasen, na província de Deir al-Zour.

A imagem, retirada de um vídeo amador feito por rebeldes sírios, mostra o suposto caça derrubado pelas forças de oposição
A imagem, retirada de um vídeo amador feito por rebeldes sírios, mostra o suposto caça derrubado pelas forças de oposição
Foto: AP

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Segundo o conselheiro de comunicação do ELS, Fahd Al Masri, os rebeldes derrubaram o caça de combate Mig-23, de fabricação russa, normalmente tripulado por dois pilotos e que pode levar até uma tonelada de explosivos. Masri disse que os pilotos foram identificados, mas não confirmou se ambos foram capturados pelos rebeldes.

O grupo opositor Comitês de Coordenação Local contou que o avião estava bombardeando Mohasen quando foi abatido. Além disso, a rede também afirmou que outro avião de combate das forças governamentais sobrevoou a zona para tentar localizar os pilotos que estavam na aeronave que caiu.

Os ativistas divulgaram um vídeo no qual é possível observar como os armamentos dos rebeldes conseguem derrubar o avião, apesar da autenticidade das imagens não ter sido confirmada.

Enquanto os insurgentes comemoram esta queda, a imagem dos rebeldes ficou comprometida com a divulgação de vídeos revelando crueldades cometidas por seus homens que circulam na internet. Um vídeo amador postado por militantes no YouTube mostra uma aeronave atingida em meio a disparos intensos.

Uma fonte militar citada pela agência oficial Sana confirmou esta perda, atribuindo a queda da aeronave a uma "pane técnica" que obrigou o piloto a se ejetar.

Um grupo de insurgentes afirmou ter capturado o piloto em um vídeo online mostrando um homem barbado, cercado por três homens armados, que afirma ser o piloto e ter recebido como missão "bombardear a cidade de Mouhassane", 400 km a leste de Deir Ezzor.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade