PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que vice de Romney é "um homem decente"

12 ago 2012 - 18h31
(atualizado às 19h25)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, deu as boas-vindas à disputa eleitoral ao aspirante republicano a vice-presidente, Paul Ryan, a quem definiu como "o líder ideológico" do partido no Congresso.

Presidente americano mencionou vice republicano pela primeira vez e deu as boas-vindas a Ryan
Presidente americano mencionou vice republicano pela primeira vez e deu as boas-vindas a Ryan
Foto: AP

"Ontem meu oponente (Mitt Romney) escolheu seu companheiro de corrida, o líder ideológico dos republicanos no Congresso, o senhor Paul Ryan. Quero felicitar Ryan, o conheço e lhe dou as boas-vindas", disse Obama neste domingo durante um ato de arrecadação de fundos no Bridgeport Art Center de Chicago.

Foi a primeira menção pública de Obama sobre Ryan depois que o candidato presidencial republicano, Mitt Romney, anunciou no sábado que seu candidato a vice-presidente é o congressista por Wisconsin e presidente do Comitê de Orçamentos da Câmara dos Representantes.

Quando pronunciou o nome de Ryan houve vaias entre o público, mas Obama os cortou e disse que o congressista é "um homem decente" e um "homem de família".

Ryan "é um eloquente porta-voz da visão de Romney, mas é uma visão com a qual discordo fundamentalmente", explicou Obama.

Em seguida lembrou que o plano de Romney é manter os rebaixamentos impositivos aos cidadãos mais ricos e compensá-los com cortes em programas sociais e educativos.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que repetirá o papel nas eleições de novembro, telefonou para Ryan ontem mesmo para felicitá-lo por sua nomeação.

Biden e Ryan participarão de um debate programado para o dia 11 de outubro em Danville, no estado de Kentucky.

Obama chegou na tarde de sábado a Chicago, se reuniu com sua equipe de campanha, cujo quartel-general está instalado nessa cidade, e depois jantou com amigos.

O presidente prevê participar hoje em Chicago de cinco atos de arrecadação de fundos nos quais espera obter mais de US$ 6 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade