PUBLICIDADE

África

Mursi troca chefes de segurança após incidente no Sinai

8 ago 2012 - 13h21
(atualizado às 15h53)
Compartilhar

O presidente do Egito, Mohamed Mursi, nomeou nesta quarta-feira um novo chefe nacional de inteligência e destituiu o governador do Sinai, no norte do país, depois que atiradores mataram no domingo 16 guardas de fronteira na região, disse o porta-voz da Presidência, Yasser Ali.

Mursi prometeu restabelecer a segurança no Sinai após o incidente de domingo, o qual autoridades atribuíram a militantes islâmicos que intensificaram os ataques contra as forças de segurança egípcia desde a derrubada do antecessor de Mursi, Hosni Mubarak, no ano passado.

Mursi nomeou Mohamed Shehata como interino na chefia da Inteligência, forçando a aposentadoria de Mouradi Mwafi, disse o porta-voz a repórteres. Segundo Ali, Mursi pediu ao chefe das Forças Armadas, marechal Hussein Tantawi, que nomeie novos dirigentes para a polícia militar e a guarda presidencial.

Não ficou claro até que ponto Mursi tomou essas decisões após consultar o Exército, que continuou mantendo firme controle da segurança no país depois da queda de Mubarak. Mas ele fez as mudanças após uma reunião do conselho de segurança nacional, do qual tomaram parte Tantawi, o primeiro-ministro e o ministro do Interior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade