PUBLICIDADE

Mundo

Sudão e Sudão do Sul chegam a acordo sobre petróleo

3 ago 2012 - 21h48
(atualizado às 22h36)
Compartilhar

Sudão e Sudão do Sul alcançaram um acordo sobre a expropriação petroleira, disse o mediador da União africana, Thabo Mbeki, na madrugada de sábado (local), ao anunciar a reativação da produção de petróleo pelo Sudão do Sul.

"As partes se puseram de acordo sobre os detalhes financeiros vinculados ao petróleo e, portanto, o trato está feito", afirmou Mbeki - sem dar mais detalhes - ao término de uma reunião do Conselho de Paz e de Segurança da União Africana (UA), em Addis Abeba.

"Vai sair o petróleo", disse, sem precisar quando. "O que falta fazer, após o acordo alcançado, é discutir as próximas etapas, quando as companhias petroleiras terão que se preparar para reativar a produção de petróleo e a exportação".

Durante uma breve visita na sexta-feira a Juba, a capital do Sudão do Sul, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton havia pedido a esse país e ao Sudão para que fechassem um compromisso para resolver as diferenças pendentes desde a independência do Sudão do Sul, em 9 de julho de 2011.

Clinton pediu a Juba para que concluísse com Jartum "um acordo provisório" sobre o petróleo, que permitisse a reativação da produção no Sudão do Sul, interrompida desde janeiro passado. O Sudão do Sul herdou três quartos dos recursos petroleiros do Sudão, antes da divisão em dois países, mas depende por completo dos oleodutos do norte para exportar seu petróleo.

Devido à falta de um acordo sobre a contribuição que Juba deve pagar a Jartum pelo petróleo do Sudão do Sul que transita pelo território sudanês, o norte havia decidido cobrar diretamente a dívida confiscando o petróleo, provocando a fúria do Sul, que cortou o fluxo de petróleo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade