PUBLICIDADE

Mundo

Polícia investiga morte misteriosa da mulher de milionário

11 jul 2012 - 12h36
(atualizado às 15h45)
Compartilhar

A Scotland Yard está investigando as misteriosas circunstâncias da morte de Eva Kemeny, mulher de um rico herdeiro da indústria de embalagens Tetra Pak, Hans Kristian Rausing, com quem formava um casal conhecido por seus problemas com drogas.

Policial monta guarda em frente à casa onde Eva Kemeny foi encontrada morta na última segunda, em Londres
Policial monta guarda em frente à casa onde Eva Kemeny foi encontrada morta na última segunda, em Londres
Foto: AP

Nesta quarta-feira, o herdeiro de 49 anos recebeu tratamento médico, à espera de ser interrogado, após ser preso pela polícia. A Scotland Yard indicou que prosseguirá com as investigações sobre a morte "ainda inexplicada", mas não confirmou a identidade da principal testemunha. Contudo, a imprensa afirma se tratar de Hans Kristian Rausing.

Rausing foi preso na segunda-feira por posse de drogas, e ao revistarem a luxuosa casa do casal, em Chelsea, bairro chique de Londres, os policiais descobriram o corpo de sua mulher Eva, 48 anos.

Uma necropsia realizada na terça-feira não produziu resultados conclusivos, e novos exames devem ser realizados para determinar a causa de sua morte, segundo a imprensa britânica.

De nacionalidade americana, a elegante mulher loira e de olhos azuis, mãe de quatro adolescentes, tinha notórios problemas com drogas. Em 2008, foi presa ao tentar entrar na embaixada dos Estados Unidos em Londres com 10 gramas de crack, 2,5 gramas de heroína e um estimulante ilegal utilizado como inibidor de fome.

A polícia também descobriu drogas em sua casa, incluindo 52 gramas de cocaína, que levaram ao indiciamento do casal. Mas as acusações foram retiradas e a dupla recebeu apenas uma advertência. Na época, Eva Rausing lamentou ter cometido "um grave erro e por ter tomado o caminho errado", e agradeceu sua família pelo apoio.

"Esperamos de todo coração que Hans K. e Eva consigam superar a dependência. Vamos continuar a fazer o que pudermos para ajudá-los", disse a família Rausing. Após o anúncio de sua morte, os pais e parentes de Eva Rausing expressaram sua "profunda tristeza", elogiando sua "corajosa luta contra os problemas de longa data de saúde" e seu compromisso com organizações de caridade.

Filha de um alto dirigente da PepsiCo, Eva Kemeny conheceu Hans Rausing em uma clínica americana de desintoxicação, pouco antes de casar-se com ele em 1980. O casal, rico e bem relacionado, se estabeleceu na famosa Cadogan Place, no Chelsea, em uma enorme mansão georgiana de cinco andares no valor de 5 milhões de libras (6,3 milhões de euros), mas passava períodos em outra luxuosa residência em Barbados.

Os Rausings financiavam várias organizações de ajuda a usuários de drogas. Uma delas, a Action on Addiction, declarou que ficou devastada com o anúncio de sua morte, elogiando o "apoio generoso" de Eva Rausing, que era também membro do Conselho de uma instituição de caridade do príncipe Charles.

Hans Kristian Rausing é um dos três filhos de Hans Rausing, filho do fundador da gigante industrial sueca Tetra Pak. A fortuna de seu pai é estimada em 4,3 bilhões de libras (5,4 bilhões de euros), de acordo com a Rich List do Sunday Times deste ano. O avô, Reuben, fundou em 1951 a empresa de embalagens de papelão que revolucionou principalmente o condicionamento de bebidas, como o leite e sucos de frutas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade