PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pyongyang acusa EUA de elevar tensão na região com manobras

18 jun 2012 - 04h45
(atualizado às 04h55)
Compartilhar

O governo da Coreia do Norte acusou nesta segunda-feira os Estados Unidos de aumentarem "a tensão militar" na região por causa das manobras militares conjuntas anunciadas para esta semana pelas Forças Armadas sul-coreanas e americanos na península coreana.

A agência norte-coreana KCNA citou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores que assinalou que, apesar de os EUA sempre falarem das "provocações" norte-coreanas, "os fatos provam que é um criminoso que aumenta a tensão militar ao realizar políticas hostis" contra o regime comunista.

A resposta da Coreia do Norte vem no mesmo dia em que Seul e Washington informaram sobre a realização, na próxima sexta-feira, de seu maior exercício com fogo real realizado até o momento, nas proximidades da fronteira norte-coreana.

Também provocaram a queixa de Pyongyang, as manobras navais que Seul e Washington realizarão no Mar Amarelo entre 22 e 25 de junho, e as de 21 a 22 em águas da ilha sul-coreana de Jeju (sul), onde se unirá também a marinha japonesa.

"A concentração bélica americana na Coreia do Sul é um prelúdio para uma guerra regional cuja meta não é só a Coreia do Norte, mas diversos países do nordeste asiático", detalhou o comunicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade