PUBLICIDADE

Europa

Itália faz um minuto de silêncio para vítimas de terremotos

2 jun 2012 - 13h59
(atualizado às 14h20)
Compartilhar

Centenas de italianos fizeram neste sábado um minuto de silêncio para relembrar as vítimas dos terremotos que atingiram recentemente a região da Emilia Romana. A homenagem ocorreu antes do desfile da Festa da República, em Roma, tradicional celebração pelo aniversário da República italiana, que neste 2 de junho completa 66 anos. Em 1946, houve um referendo e a população votou entre República e monarquia.

No dia 29 de maio, um tremor de 5,8 graus de magnitude foi sentido em toda a região norte da Itália
No dia 29 de maio, um tremor de 5,8 graus de magnitude foi sentido em toda a região norte da Itália
Foto: EFE

O evento deste sábado contou com a presença do presidente italiano, Giorgio Napolitano, e do premier Mario Monti, além de ministros, políticos e líderes sociais. A parada militar foi dividida em três alas, sendo que a última reuniu agentes que trabalharam nas operações de resgate às vítimas dos tremores de terra. Durante o trajeto, próximo à tribuna presidencial, foram exibidas bandeiras das regiões e províncias atingidas pelos terremotos.

Em discurso, Napolitano destacou que o país está enfrentando um "período difícil" e que o desfile soube "conferir um tom de sobriedade" à celebração. Por sua vez, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, recusou-se a participar da parada militar, defendendo que o dinheiro usado para a celebração de 2 de junho deveria ser enviado para a reconstrução dos locais afetados.

Um terremoto de quase 6 graus na escala Richter atingiu a região da Emilia Romana em 19 de maio. No dia 29, outro tremor de 5,8 graus de magnitude foi sentido em toda a região norte do país. Juntos, os dois sismos provocaram mais de 20 mortes e danos materiais. Todos os dias, porém, são registradas réplicas dos tremores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade