PUBLICIDADE

Ásia

Ex-ministro chinês é expulso do Partido Comunista por corrupção

28 mai 2012 - 09h56
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

O Partido Comunista da China expulsou dos seus quadros o ex-ministro de Ferrovias Liu Zhijun, suspeito de envolvimento em crimes econômicos, disse a imprensa estatal na segunda-feira.

Liu, segundo a agência estatal Xinhua, será agora investigado por autoridades judiciais devido à suspeita de ter recebido propinas e abusado do seu cargo para ajudar o presidente de uma firma de investimentos a obter um "enorme lucro ilegal".

"Ele é um degenerado", disse a Xinhua. "Tem uma grande responsabilidade de liderança pelos sérios problemas de corrupção vistos no sistema ferroviário."

A ampla rede ferroviária chinesa enfrenta nos últimos anos problemas como fraudes, desperdícios e endividamento excessivo para a construção de novas linhas de trens-bala. No ano passado, um acidente entre dois trens de alta velocidade matou 40 pessoas.

Neste mês, o governo anunciou a abertura do sistema ferroviário a investimentos privados numa escala inédita.

Liu foi demitido em fevereiro de 2011, por causa de "sérias violações disciplinares". Ele havia passado uma década comandando os investimentos no setor. Ele pode ser condenado a uma longa pena de prisão, ou à morte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade