PUBLICIDADE

Mundo

Merkel sugere referendo sobre o euro com legislativas gregas

18 mai 2012 - 14h45
(atualizado às 16h06)
Compartilhar

A chefe do governo alemão, Angela Merkel, propôs que a Grécia realize um referendo sobre sua permanência no euro junto com as eleições legislativas de 17 de junho, afirmou o governo grego nesta sexta-feira. A proposta foi feita durante uma conversa com o presidente grego, Carolos Papulias, disse o comunicado, emitido pelo escritório do premiê, Panayotis Pikrammenos.

"Contudo, está claro que a questão vai além das competências do governo interino", diz o texto. "Merkel apresentou ao presidente ideias sobre realizar um referendo em paralelo com as eleições, a respeito de se os cidadão gregos desejam permanecer na zona do euro", disse o porta-voz Dimitris Tsiodras.

Em outubro, a chanceler alemã havia se oposto firmemente à ideia do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, de submeter a um referendo popular o novo plano de resgate financeiro do país.

Logo após a divulgação do conteúdo da conversa, o líder conservador grego Antonis Samaras rejeitou a realização de um referendo. "Os gregos não precisam de um referendo para provar que eles são pró-euro", disse Samaras, líder do partido Nova Democracia - o maior partido que defende a ajuda internacional à Grécia -, em comunicado.

A Grécia terá novas eleições em 17 de junho, após uma votação inconclusiva em 6 de maio que deixou o Parlamento dividido entre os partidos que apoiam e os que não apoiam um pacote de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

Com informações das agências AFP e Reuters

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade