PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Hollande assume executivo francês com mensagem de esperança

15 mai 2012 - 05h23
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

O socialista François Hollande assumiu nesta terça-feira a presidência da França com a promessa de lutar contra todas as discriminações no país, além da proposta de um "novo caminho na Europa". François Hollande tomou posse oficialmente como presidente da República Francesa durante uma cerimônia no palácio presidencial do Eliseu.

"A partir deste dia, você encarna a França, você simboliza a República e você representa o conjunto dos franceses", afirmou o presidente do Conselho Constitucional, Jean Louis Debré.

No discurso pronunciado em seguida, Hollande afirmou que deseja abrir "um novo caminho na Europa". "Dirijo aos franceses uma mensagem de confiança. Somos um grande país que sempre soube superar os desafios", declarou.

"Meço o peso dos problemas que devemos enfrentar: uma grande dívida, um crescimento frágil, um desemprego elevado, uma competitividade degradada, uma Europa que sofre para sair da crise", disse, antes de ressaltar que "não há fatalidade".

Hollande, que viajará ainda nesta terça-feira a Berlim para uma reunião com a chanceler Angela Merkel, afirmou que espera "abrir um novo caminho na Europa" e que proporá aos dirigentes europeus um "novo pacto", com a aliança da redução das dívidas públicas a "um indispensável estímulo da economia". Também insistiu na necessidade de reciprocidade no comércio da União Europeia com o resto do mundo.

Na política interna, Hollande defendeu a imparcialidade do Estado e a necessária unidade dos franceses. Ao citar os valores da República, prometeu lutar "contra o racismo, contra o antissemitismo e contra todas as discriminações".

A cerimônia de posse respeitou o protocolo tradicional. Hollande chegou pouco antes das 10h locais (5h de Brasília) ao palácio presidencial e caminhou pelo tapete vermelho no pátio de honra do edifício. O agora ex-presidente Nicolas Sarkozy desceu as escadas para receber o socialista.

Sarkozy e Hollande seguiram para o gabinete presidencial para uma reunião a portas fechadas, durante a qual o ex-chefe de Estado transmitiu ao sucessor os códigos relativos ao armamento nuclear. Ao fim da reunião, Sarkozy deixou o palácio do Eliseu acompanhado por sua mulher, Carla Bruni.

Durante a cerimônia oficial de investidura dentro das dependências do Palácio do Eliseu, Hollande recebeu o colar de grão-mestre da Ordem da Legião de Honra e Debré proclamou a posse.

Eleito em 6 de maio com 51,6% dos votos, François Hollande, 57 anos, é o sétimo presidente da Quinta República Francesa, com um mandato de cinco anos. Ele comandará uma das principais potências mundiais, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Também é o segundo socialista a ocupar a presidência durante a Quinta República, depois de François Mitterrand.

O novo chefe de Estado percorreu em seguida a avenida Champs-Élysées a bordo de um tradicional Citroen conversível até o Arco do Triunfo para a tradicional homenagem ao túmulo do soldado desconhecido.

Como gesto simbólico de início de mandato, tradição na França, Hollande honrará no início da tarde duas figuras da história francesa para ilustrar as prioridades de seu mandato, educação e integração: Jules Ferry, pai da escola laica e gratuita francesa, e a cientista Marie Curie, francesa de origem polonesa e Prêmio Nobel de Física e de Química. Posteriormente, o presidente visitará a prefeitura de Paris para um rápido encontro com o prefeito socialista Bertrand Delanoe.

Ainda nesta terça-feira, Hollande deve anunciar o primeiro-ministro. Os nomes mais cotados são os de Jean-Marc Ayrault, líder da bancada legislativa socialista na Assembleia Nacional, e de Martine Aubry, dirigente da ala mais à esquerda do PS.

Hollande viajará durante a tarde a Berlim para um um primeiro encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, com a crise grega como pano de fundo e uma profunda divergência sobre o pacto fiscal europeu.

Hollande segue pelo tapete vermelho rumo ao Palácio do Eliseu, onde Sarkozy o aguarda para transmitir o cargo
Hollande segue pelo tapete vermelho rumo ao Palácio do Eliseu, onde Sarkozy o aguarda para transmitir o cargo
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade