PUBLICIDADE

Europa

Fundador de organização ambientalista é detido na Alemanha

14 mai 2012 - 01h53
(atualizado às 04h23)
Compartilhar

O fundador da organização ambientalista Seja Shepherd, o capitão canadense Paul Watson, foi detido na Alemanha por causa de um incidente marítimo com um navio da Costa Rica, confirmou nesta segunda-feira o grupo na Austrália. Watson, de 59 anos, foi detido no sábado passado na cidade de Frankfurt por causa do pedido de extradição solicitado pelas autoridades costarriquenhas, que o acusam de "violação do tráfego marítimo" em águas de alto-mar perto da Guatemala.

A Sea Shepherd indicou que a suposta ofensa ocorreu quando Watson, conhecido por suas campanhas contra a caça de baleias na Antártida, estava filmando em 2002 o documentário "Sharkwaters", sobre uma operação ilegal para extrair barbatanas dos tubarões a cargo da embarcação costarriquenha Varadero. "Sob as ordens das autoridades guatemaltecas, a Sea Shepherd deu instruções à tripulação de Varadero para que cessassem com suas atividades e voltassem ao porto para enfrentar as acusações contra si", segundo um comunicado de imprensa da organização.

"Quando escoltavam o Varadero rumo ao porto, mudou a situação e um canhoneiro guatemalteco foi enviado para interceptar a tripulação do Sea Shepherd", acrescentou a ONG. A tripulação do Varadero supostamente acusou os ecologistas de tentar matá-los, mas a organização disse que tem um vídeo que desacredita estas afirmações.

"Para fugir do navio armado guatemalteco, a Sea Shepherd navegou rumo à Costa Rica, onde descobriu outras atividades ilegais ao ver milhares de barbatanas secas de tubarão nos tetos dos prédios industriais", diz a nota. A Sea Shepherd considera que é provável que se desprezem as acusações contra Watson, que recebe a assistência dos parlamentares europeus Daniel Cohn Bendit, e José Bové.

A ONG deve continuar em junho sua campanha no Pacífico Sul contra o massacre de tubarões para extrair suas barbatanas, produto utilizado principalmente para preparar sopas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade