PUBLICIDADE

Mundo

Obama faz piada com Romney em tradicional evento anual

Compartilhar

WASHINGTON, 29 Abr 2012 (AFP) -Na presença de estrelas de Hollywood, o presidente americano Barack Obama fez piadas com o pré-candidato republicano Mitt Romney durante o tradicional jantar anual com os correspondentes da Casa Branca.

Obama aproveitou a oportunidade, que geralmente é utilizada pelos presidentes para alfinetar os rivais, para fazer piadas sutis com Romney, antes que ambos iniciem de fato a disputa pela presidência.

O presidente citou o filme "Jogos Vorazes" para criticar as primárias republicanas, que segundo ele viu "patrocinadores ricos", em uma disputa selvagem até que apenas um permanecesse de pé.

"Eu tenho certez de que isto foi uma grande mudança de ritmo para ele", brincou Obama diante de 2.000 jornalistas e celebridades.

"Todos estão prevendo uma eleição desagradável. E, felizmente, nós concordamos que as famílias estão fora dos limites", disse Obama, após um período em que as duas campanhas disputaram o voto feminino.

"Cães, no entanto, aparentemente são um jogo limpo", completou.

Romney é criticado por simpatizantes democratas que sempre lembram uma antiga viagem da família do ex-governador de Massachusetts na qual ele prendeu o cão da família no teto do carro.

Enquanto Obama falava, o telão no salão do hotel que recebeu o evento exibiu uma foto montagem de uma casa de cachorro no teto do Air Force One.

Obama também criticou o Congresso, que frustrou seu plano de criação de empregos e a maior parte de sua agenda desde a divisão da Câmara de Representantes nas eleições de meio de mandato de 2010.

"Eu tentei ser civilizado, não aceitar as provocações baratas. E é por isto que eu quero agradecer especialmente todos os congressistas que tiraram um descanso da exaustiva agenda de não aprovar nenhuma lei para estar aqui hoje à noite".

O presidente também citou o projeto de reforma de uma das mansões de Romney na Califórnia, ao afirmar que o grande salão do hotel seria considerado algo pequeno pelo adversário.

Também fez graça com a secretária de Estado, Hillary Clinton, sua antiga rival nas primárias democratas de 2008, que foi flagrada em uma boate com uma bebida há algumas semanas, durante a Cúpula das Américas.

"Quatro anos atrás, eu estava em uma batalha brutal nas primárias com Hillary Clinton. Quatro anos depois, ela não para de enviar mensagens enquanto bebe de Cartagena".

O presidente, que passou por um constrangimento por um escândalo sexual no serviço secreto durante a viagem recente à Colômbia, também fez piada com o caso.

"Eu tenho muito mais material preparado, mas eu tenho que levar o serviço secreto para casa antes do novo toque de recolher".

col/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade