PUBLICIDADE

Ásia

ONU condena lançamento de foguete norte-coreano e reforça sanções

16 abr 2012 - 11h58
(atualizado às 12h35)
Compartilhar

O Conselho de Segurança da ONU reforçou as sanções contra a Coreia do Norte após o lançamento frustrado de um foguete, e advertiu que imporá "novas ações" se o país comunista realizar um novo teste de míssil. O corpo de 15 membros acordou de forma unânime uma declaração que condena fortemente o lançamento de sexta-feira, afirmando que causou "graves preocupações de segurança" na Ásia.

Polícia apaga um pequeno incêndio em uma réplica de míssil causada por ativistas sul-coreanos durante protesto
Polícia apaga um pequeno incêndio em uma réplica de míssil causada por ativistas sul-coreanos durante protesto
Foto: AFP

.

O Conselho ordenou acrescentar novos pontos à lista de sanções tratada pela comissão, criada depois que a Coreia do Norte realizou testes deste tipo em 2006 e 2009. O organismo também pediu que a comissão de sanções revise a lista de indivíduos e empresas que estão sujeitos a medidas internacionais.

O Conselho de Segurança afirmou que o lançamento do foguete, que se desintegrou imediatamente sobre o mar Amarelo, constituía uma "séria violação" das resoluções 1718 e 1874.

O organismo pede a Pyongyang que não realize lançamentos que "incluam tecnologia de míssil", suspenda "qualquer atividade relacionada com seu programa de mísseis balísticos" e respeite sua prometida "moratória de lançamento de mísseis". "O Conselho de Segurança expressa sua decisão de empreender ações no caso de novos lançamentos ou testes nucleares pela República Democrática e Popular da Coreia", acrescenta.

A Coreia do Norte admitiu que seu foguete de longo alcance fracassou em colocar um satélite em órbita na sexta-feira. Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul disseram que ele caiu no mar minutos depois do lançamento.

Com informações da agência de notícias Reuters

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade