PUBLICIDADE

Mundo

Às vésperas de cúpula em Cartagena, Bogotá registra explosão

13 abr 2012 - 22h33
(atualizado em 14/4/2012 às 02h01)
Compartilhar

Dois artefatos de baixa potência explodiram nesta sexta-feira em Cartagena, onde se encontra o presidente americano Barack Obama para participar da VI Cúpula das Américas, sem que tenha causado danos ou feridos, informou à AFP uma autoridade policial. Também houve o registro de uma explosão perto da embaixada americana em Bogotá.

"Dois artefatos de baixa potência explodiram em Cartagena. Um no terminal de transportes e outro perto de um armazém. Não há pessoas feridas nem danos", disse o general Rodolfo Palomino, chefe de segurança cidadã da polícia da Colômbia.

Em Bogotá, explodiu na noite desta sexta-feira outro artefato de baixa potência, perto da embaixada americana, e também não houve danos ou feridos.

O chefe da polícia metropolitana de Bogotá, general Luis Eduardo Martínez, afirmou que se tratou de apenas um artefato, e não dois como informado inicialmente. "Foi um artefato que explodiu com um temporizador", disse. A explosão rompeu alguns vidros de edifícios próximos.

Em Cartagena, um dos artefatos foi colocado em um terreno baldio na região de Bocagrande, fora da zona colonial, onde está a maior parte dos hotéis dessa cidade turística.

Às vésperas da Cúpula das Américas, a segurança em Cartagena foi reforçada com 17 mil agentes da polícia e militares, além de uma mobilização de helicópteros, uma fragata no porto e robôs antiexplosivos. Pouco antes, outros dois artefatos de baixa potência explodiram em Bogotá, perto da sede da embaixada americana, sem causar danos ou feridos. Até agora os atentados não foram reivindicados.

Na Colômbia operam duas guerrilhas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com cerca de 9,2 mil combatentes, e o Exército de Libertação Nacional (ELN), com outros 2,5 mil.

Policiais inspecionam local da explosão perto da embaixada americana
Policiais inspecionam local da explosão perto da embaixada americana
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade