PUBLICIDADE

Ásia

Presidente diz que não há tsunami após terremoto na Indonésia

11 abr 2012 - 08h50
(atualizado às 12h11)
Compartilhar

O presidente da Indonésia disse que não há informações de mortes ou danos casados pelo forte terremoto desta quarta-feira na costa da província de Aceh, e que não existe ameaça de tsunami apesar de um alerta ter sido emitido. O alerta de tsunami já foi cancelado para todos os países do Oceano Índico.

Veja momento em que tremor sacudiu a Indonésia:

Veja infográfico com maiores terremotos do século e como eles são medidos

"Não há ameaça de tsunami, apesar de estarmos em alerta", disse o presidente Susilo Bambang Yudhoyono em uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita a Indonésia.

"A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico mas as pessoas podem ir para lugares altos", disse Yudhoyono, acrescentando que enviou uma equipe especializada em tragédias para Aceh, que foi devastada por um tsunami em 2004.

O epicentro do tremor, que ocorreu às 5h38 de Brasília, foi a 435 km a sudoeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh, a uma profundidade de 23 km. O Centro de Alertas para Tsunami no Pacífico emitiu um alerta para toda a região do Oceano Índico. Este alerta foi cancelado para todos os países por volta das 9h50.

Segundo a agência geofísica da Indonésia, um aumento de 0,8 m no nível do mar foi detectado a oeste e a norte de Aceh. Pequenos tsunamis também teriam sido formados na costa do país. No entanto, ainda não há informações sobre nenhuma localidade atingida por ondas.

"Pequenos tsunamis de 36 cm e 80 cm foram observados em quatro localidades situadas no norte de Sumatra", informou Said Kristiawan, da Agência de Geofísica e Meteorologia indonésia.

Posteriormente, uma forte réplica de 8,2 graus foi registrada a 476 km a oeste de Sinabamg, na ilha de Sumatra. Este novo terremoto foi registrado às 7h43 de Brasília, segundo a USGS. Em decorrência do novo tremor, os alertas de tsunami chegaram a ser renovados por duas horas na Indonésia.

Além da Indonésia, o terremoto foi sentido no interior da Tailândia e da Índia, que prontamente anunciaram medidas de segurança para população. Mesma decisão tomada pelo Sri Lanka.

Tragédia em 2004

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico. A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.

epicentro do terremoto

Com informações das agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade