PUBLICIDADE

Estados Unidos

Fidel ironiza que Obama vá usar camisas cubanas em cúpula

9 abr 2012 - 11h14
(atualizado às 11h31)
Compartilhar

O líder cubano Fidel Castro ironizou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vá vestir guayaberas, as típicas camisas de Cuba, na Cúpula das Américas, mas se opôs à participação de seu país nesse encontro.

"As guayaberas que Obama usará em Cartagena é um dos grandes temas das agências de notícias", afirmou Fidel, em mais um artigo publicado na imprensa local.

Fidel explicou que esta camisa tem sua origem nas margens do rio Yayabo, em Cuba, e por isso são conhecidas como yayaberas.

"O mais curioso, queridos leitores, é que Cuba está proibida nessa reunião; mas a guayaberas, não. Quem pode conter o riso?", questionou no artigo "As ilusões de Stephen Harper", o primeiro-ministro canadense.

Fidel criticou o Canadá por opor-se que Cuba fosse convidada para a Cúpula de Cartagena, e também atacou a Organização de Estados Americanos (OEA), da qual Cuba foi afastada em 1962, apesar de a medida ter sido anulada em 2009.

A Cúpula das Américas será realizada em Cartagena (Caribe colombiano) em 14 e 15 de abril, depois que várias nações latino-americanas - por iniciativa do Equador - expressaram que Cuba deveria ser convidada. Bogotá não aceitou a ideia por falta de consenso.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade